Passar no vermelho

Quem passa mais no vermelho ?

Os condutores passam no vermelho qualquer que seja o meio de transporte utilizado.

E queimar o vermelho ?

Alguns estudos apontam que mais de 30% dos condutores de carros passam o sinal vermelho nos primeiros 3 segundos depois dele cair e cerca de 60% das motas.

Qual a gravidade de passar o vermelho ?

Nos Estados Unidos é apontada que 8% das mortes na estrada são causadas por carros que passaram o sinal vermelho. Outros estudos apontam que das pessoas atropeladas por quem passa no vermelho 4% são por bicicletas e 96% por veículos motorizados.


Por exemplo, em 2020, uma ciclista foi morta ao passar a pé na passadeira no Campo Grande por um carro que passou no vermelho a 80 km/h.

Há países onde as bicicletas podem passar o vermelho?

Nalguns países é permitido passar o vermelho para virar à direita. O acompanhamento dessas situações levou a concluir que não existe maior risco para o ciclista ou para a circulação dessa situação.

Procure por Idaho stop.

A paragem no semáforo pode ser perigosa para um ciclista?

Existem uma parte das colisões que são de carros que não reagiram a tempo ao semáforo e batem por trás no carro da frente. Há ciclistas que são mortos desta forma.

No caso de camiões grandes acabam por ter fraca visibilidade e por vezes atropelam ciclistas que param no semáforo ao lado dos camiões. Por exemplo, em Londres é dos principais motivos de morte de ciclistas.

Como se protege os ciclistas em semáforos?

Nas cidades que levam mais a sério a protecção dos ciclistas é normal existirem zonas antes do semáforo exclusivas para a paragem dos ciclistas a fim de evitar que sejam ultrapassados quando se abre o sinal e permitir que haja maior visibilidade dos mesmos.

Os ciclistas infrigem mais as leis ?

As infracções dos ciclistas são mais visíveis mas os carros costumam infrigir mais leis que os ciclistas. Com mais e melhores ciclovias existem menos infracções.

https://www.forbes.com/sites/carltonreid/2019/05/10/cyclists-break-far-fewer-road-rules-than-motorists-finds-new-video-study/

Porque se questiona tanto a passagem dos vermelhos ?

A passagem dos vermelhos pelos ciclistas só por si não costuma levantar muita contestação.

Costuma ser levantado sempre que se pede aos motoristas que cumpram outras regras de trânsito. Ao levantar essa questão evita-se abordar o incumprimento de regras por condutores ou até mesmo o facto de os condutores também passarem no vermelho.