O uso do capacete

Qual o nível de protecção do capacete ?

Os capacetes são testados com impactos a 23 km/h.

Cerca de 2% dos acidentes de bicicleta afectam a cabeça pelo que nos restantes casos é indiferente usar capacete. Os ferimentos de pernas e braços representam a maior parte.

Quem usa mais capacete ?

Quem usa mais capacete é quem usa a bicicleta em acrobacias, descidas de montanha ou competição. A probabilidade de cair aumenta quando se leva o uso ao extremo bem como a gravidade do impacto.

Na Holanda, onde o capacete é usado só por 1% da população há hospitais onde os ciclistas com capacete representam 14% das admissões. O uso que se faz afecta muito mais poder ter acidentes do que usar o capacete.

Aliás, os países onde se usa menos capacete é onde o nível de ferimentos dos ciclistas é mais baixo.

https://usa.streetsblog.org/2016/06/02/why-helmets-arent-the-answer-to-bike-safety-in-one-chart

O que causa traumatismos cranianos ?

Condutores e passageiros de carros representam a maior parte de traumatismos craneanos. A sociedade conseguiria evitar mais traumatismos craneanos se tornasse o uso de capacete obrigatório dentro de carros.


Nalguns hospitais em cerca de 40% das pessoas com traumatismos craneanos estes foram devidos a quedas quando estavam bêbadas.


Dentro das pessoas feridas existem mais pessoas a cair dentro de casa ou ter problemas ao deslocar colchões e outro objectos pesados do que ciclistas.

Haveria menos mortos e feridos graves pelo uso do capacete?

Em mais de 80% dos acidentes mais graves que envolvem carros e outros veículos a protecção dada pelo capacete é mínima. A maior parte dos ciclistas que morrem em Portugal usavam capacete mas mesmo impactos a 30 ou 40 km/h podem ser mortais mesmo sem afectar a cabeça.

Não devia ser obrigatório ?

A obrigatoriedade do capacete leva a uma diminuição do número de ciclistas o que por seu lado leva a um aumento do risco de andar de bicicleta.

Os países com mais ciclistas e onde quase ninguém usa capacete têm níveis de risco 10x inferior a Portugal pelo que não é o capacete que explica a segurança.

Uma pessoa ficar sentada no sofá representa um risco para a saúde muito mais elevado do que andar de bicicleta.

Portugal gasta todos os anos mais de 1000 milhões de euros com tratamentos de diabetes e o exercício físico pode diminuir o risco de diabetes em mais de metade.

Um estudo alemão aponta que por cada euro investido em ter capacetes obrigatório só haverá um retorno de 0,74 pelo que é uma medida contraproducente.

O que pode melhorar realmente a segurança ?

A criação de ciclovias integradas e faixas segregadas reduz drasticamente o nível de acidentes e as suas consequências. O aumento do número de utilizadores provoca o efeito de segurança pelos números.

A observação das regras de segurança na condução de carros desde limites de velocidade, regras de ultrapassagem. manobras perigosas e outros é o que mais pode contribuir para a segurança de ciclistas. Mais de 80% dos acidentes com ciclistas são provocados por carros e outros veículos.

Nalguns países em caso de acidente a culpa é atríbuida directamente ao condutor do carro e isso faz que haja mais atenção aos ciclistas.


Para um relatório europeu ver

https://etsc.eu/wp-content/uploads/PIN-Flash-38_FINAL.pdf

Porque do enfoque no uso do capacete?

Ao colocar o enfoque no uso do capacete os automobilistas desresponsabilizam-se do facto de serem os principais causadores de acidentes e ferimentos graves a ciclistas.

Deixa-se também de discutir a diminuição da velocidade para valores inferiores a 30 km/h.

As entidades públicas também usam o uso do capacete para se desresponsabilizarem de criarem novas ciclovias e infraestruturas seguras ou imporem leis mais restritivas ou maior fiscalização.

No fundo é uma forma de culpar os utilizadores vulneráveis.

E o uso do capacete por motas ?

As motas são cerca de 7x mais perigosas que um carro. Alcançam velocidades muito superiores a uma bicicleta.

Não existem ganhos de forma física por andar de mota e o desconforto de usar capacete de moto é bastante inferior dado não se ter grande esforço físico. Também o efeito de protecção pelos números não é tão evidente.

Com motas existem muitos estudos claros que mostram que o uso de capacete tem vantagens e até o uso de capacete integral tem muitas vantagens em relação a um modelo mais simples.

Devo usar capacete ?

Se vai ter um uso de risco deve usar capacete. Se só usar uma velocidade equivalente a que teria a correr terá pouca vantagem de usar capacete.

Em caso de ter um carro a vir para cima de si será mais a velocidade deste e como o atinge que determina o resultado.

Posição da federação dos ciclistas europeus

https://ecf.com/what-we-do/road-safety/ecf-position-helmets

Estudos de casos e meta análises

https://www.cyclehelmets.org/1052.html