Qual o impacto da ciclovia na Almirante Reis?

É mais seguro ?

A colocação de uma faixa para bicicletas é mais segura para as bicicletas. Passar na almirante reis entre as linhas do eléctrico e carros parados em 2ª fila era bastante perigoso.

É mais seguro para os automobilistas por terem que andar com uma velocidade mais baixa e não puderem mudar de faixa sem tanta antecipação.

Os veículos de emergência passam a ter uma faixa sempre disponível para passarem em vez de terem carros mal estacionados.

Note-se que é no sentido de quem sai do hospital.

Provoca mais congestionamento ?

O objectivo é mesmo dificultar a circulação de carros.

Haverá sempre engarrafamentos e a quantidade de carros ajusta-se à quantidade de estradas disponíveis.

Tem havido várias filmagens a demonstrar que nem há grandes congestionamentos.

A última filmagem de transportes públicos parados no trânsito tinha a ver com carros mal estacionados a bloquear o eléctrico. Passam a ter mais visibilidade os estacionamentos em 2ª fila e de qualquer forma que antes existiam.

Aumenta a poluição ?

É demagógico dizer que a poluição aumenta sem medidas.

Ao haver mais bicicletas é normal que exista uma redução da poluição.

Cada 200 bicicletas representa menos 1 km de estacionamentos e menos 1 km de engarrafamentos.

Não se ouviu as pessoas e elas são contra ?

Há moradores que serão sempre contra e os que serão a favor.

Uma sondagem independente indicou que existem quase o dobro das pessoas a favor das ciclovias em Lisboa do que contra.

https://lisboaparapessoas.pt/2021/07/23/sondagem-ciclovias-autarquicas-lisboa


Logo nos primeiros dias circularam vídeos de crianças de 12 anos a utilizar a cilcovia o que antes seria algo demasiado perigoso de fazer.


Em termos médio o comércio aumenta em zonas com ciclovias. Enquanto carros na maior parte dos casos só atravessam a zona sem fazer compras os ciclistas facilmente param.

A compra média por ciclista costuma ser mais reduzida mas em termos de estacionamento um espaço de estacionamento de carros permite ter muitos mais ciclistas.


O declive da Almirante Reis é mais suave que do marquês e saldanha sendo uma via mais ajustada para quem vem do rio para o planalto da cidade. É uma obra que já devia ter sido feita antes.Na almirante reis ter 2 faixas para cada lado e mais 2 de estacionamento faz com que mais de 75% do espaço seja dado a automóveis.Uma via de carros permite a passagem de 2000 pessoas por hora enquanto uma via de bicicletas permite a passagem de 7000 pessoas por hora.


Em Lisboa existe mais espaço para estacionamentos e estradas do que espaço para jardins públicos.