ANTERIORPRÓXIMO
Quando se recomenda haver ciclovias ?
Quando há velocidades superiores não só deve haver ciclovias como estas devem ser segregadas e separadas fisicamente da estrada.
A velocidade a ter em conta é a velocidade efectivamente praticada.
Nalguns casos que não haja muito tráfego soluções de acalmia de trânsito e redução das velocidades podem ser uma solução.
Há cidades onde o limite de velocidade em toda a cidade é de 30 km/h para aumentar a probabilidade de sobrevivência de quem for atropelado.
Só em ruas com menos de 3000 carros por dia ou 300 carros por hora e com velocidades moderadas é que se deve apostar em ter a estrada partilhada.
Acima de 10000 carros por dia deve sempre haver ciclovias
Cidades feitas a pensar mais nas pessoas poderão reforçar mais a rede de ciclovias para ser mais fácil ter uma malha ciclável. Se forem feitas ciclovias em condições haverá mais ciclistas e os benefícios para a sociedade de um maior uso da bicicleta.
Dificuldades nas ciclovias
Existem ciclovias que não têm qualquer manutenção e foram feitas junto de árvores com raízes que levantaram completamente o piso.É normal haver ciclovias perto de praias cheias de areia e ciclovias em mau estado que incentivam a utilização das estradas.
Em zonas onde as ciclovias estão à mesma cota do passeio, onde os passeios são pequenos ou foram feitas onde antes havia passeio é habitual serem usadas por peões podendo ser mais fácil andar na estrada.
Existem ciclovias em zonas de acesso a paragens de autocarros onde o risco de chocar com um peão é elevado.
Ter o fim de uma ciclovia numa passadeira também leva a procurar outras opções.
Os acessos e saídas de ciclovias por vezes são estranhos levando a ter que fazer voltas mais compridas para se usar a ciclovia ou a apanhar 3 ou 4 semáforos em vez de 1.
Em avenidas largas se a ciclovia estiver feita de um dos lados e a pessoa pretender sair para o outro é normal que vá pela estrada.
Existem ainda ciclovias mal pensadas com muitas curvas ou curvas a 90º e pensadas só para uma utilização lúdica.
Muitas das ciclovias não têm características para alcançar velocidades mais altas pelo que quem anda de bicicleta a velocidades mais altas habitualmente usa a estrada.
Pode ver aqui algumas indicações sobre como fazer ciclovias de forma correta.
Para ver o que fizeram em oslo ver
How Oslo Achieved Zero Pedestrian and Bicycle Fatalities, and How Others Can Apply What Worked