ANTERIORPRÓXIMO
A colocação de uma faixa para bicicletas é mais segura para as bicicletas. Passar na almirante reis entre as linhas do eléctrico e carros parados em 2ª fila era bastante perigoso.
É mais seguro para os automobilistas por terem que andar com uma velocidade mais baixa e não puderem mudar de faixa sem tanta antecipação.
Os veículos de emergência passam a ter uma faixa sempre disponível para passarem em vez de terem carros mal estacionados.
Note-se que é no sentido de quem sai do hospital.
O objectivo é mesmo dificultar a circulação de carros.
Haverá sempre engarrafamentos e a quantidade de carros ajusta-se à quantidade de estradas disponíveis.
Tem havido várias filmagens a demonstrar que nem há grandes congestionamentos.
A última filmagem de transportes públicos parados no trânsito tinha a ver com carros mal estacionados a bloquear o eléctrico. Passam a ter mais visibilidade os estacionamentos em 2ª fila e de qualquer forma que antes existiam.
É demagógico dizer que a poluição aumenta sem medidas.
Ao haver mais bicicletas é normal que exista uma redução da poluição.
Cada 200 bicicletas representa menos 1 km de estacionamentos e menos 1 km de engarrafamentos.
Um estudo sobre o impacto da redução de velocidade dos carros na poluição pode ser visto em https://content.tfl.gov.uk/speed-emissions-and-health.pdf
Há moradores que serão sempre contra e os que serão a favor.
Uma sondagem independente indicou que existem quase o dobro das pessoas a favor das ciclovias em Lisboa do que contra.
https://lisboaparapessoas.pt/2021/07/23/sondagem-ciclovias-autarquicas-lisboa
Logo nos primeiros dias circularam vídeos de crianças de 12 anos a utilizar a cilcovia o que antes seria algo demasiado perigoso de fazer.
Em termos médio o comércio aumenta em zonas com ciclovias. Enquanto carros na maior parte dos casos só atravessam a zona sem fazer compras os ciclistas facilmente param.
A compra média por ciclista costuma ser mais reduzida mas em termos de estacionamento um espaço de estacionamento de carros permite ter muitos mais ciclistas.
O declive da Almirante Reis é mais suave que do marquês e saldanha sendo uma via mais ajustada para quem vem do rio para o planalto da cidade. É uma obra que já devia ter sido feita antes.Na almirante reis ter 2 faixas para cada lado e mais 2 de estacionamento faz com que mais de 75% do espaço seja dado a automóveis.Uma via de carros permite a passagem de 2000 pessoas por hora enquanto uma via de bicicletas permite a passagem de 7000 pessoas por hora.
Em Lisboa existe mais espaço para estacionamentos e estradas do que espaço para jardins públicos.