ANTERIORPRÓXIMO
Os condutores passam no vermelho qualquer que seja o meio de transporte utilizado.
Alguns estudos apontam que mais de 30% dos condutores de carros passam o sinal vermelho nos primeiros 3 segundos depois dele cair e cerca de 60% das motas.
Nos Estados Unidos é apontada que 8% das mortes na estrada são causadas por carros que passaram o sinal vermelho. Outros estudos apontam que das pessoas atropeladas por quem passa no vermelho 4% são por bicicletas e 96% por veículos motorizados.
Por exemplo, em 2020, uma ciclista foi morta ao passar a pé na passadeira no Campo Grande por um carro que passou no vermelho a 80 km/h.
Nalguns países é permitido passar o vermelho para virar à direita. O acompanhamento dessas situações levou a concluir que não existe maior risco para o ciclista ou para a circulação dessa situação.
Procure por Idaho stop.
Existem uma parte das colisões que são de carros que não reagiram a tempo ao semáforo e batem por trás no carro da frente. Há ciclistas que são mortos desta forma.
No caso de camiões grandes acabam por ter fraca visibilidade e por vezes atropelam ciclistas que param no semáforo ao lado dos camiões. Por exemplo, em Londres é dos principais motivos de morte de ciclistas.
Nas cidades que levam mais a sério a protecção dos ciclistas é normal existirem zonas antes do semáforo exclusivas para a paragem dos ciclistas a fim de evitar que sejam ultrapassados quando se abre o sinal e permitir que haja maior visibilidade dos mesmos.
As infracções dos ciclistas são mais visíveis mas os carros costumam infrigir mais leis que os ciclistas. Com mais e melhores ciclovias existem menos infracções.
A passagem dos vermelhos pelos ciclistas só por si não costuma levantar muita contestação.
Costuma ser levantado sempre que se pede aos motoristas que cumpram outras regras de trânsito. Ao levantar essa questão evita-se abordar o incumprimento de regras por condutores ou até mesmo o facto de os condutores também passarem no vermelho.
Os semáforos só aparecem com os carros.
A maior velocidade e o efeito de cone de visão reduzido faz que sem semáforos o número de acidentes aumente.
Imagem de https://usa.streetsblog.org/2015/04/07/the-critical-difference-between-30-mph-and-20-mph/