ANTERIORPRÓXIMO
Quando se recomenda haver ciclovias ?
Quando há velocidades superiores não só deve haver ciclovias como estas devem ser segregadas e separadas fisicamente da estrada.
A velocidade a ter em conta é a velocidade efectivamente praticada.
Nalguns casos que não haja muito tráfego soluções de acalmia de trânsito e redução das velocidades podem ser uma solução.
Há cidades onde o limite de velocidade em toda a cidade é de 30 km/h para aumentar a probabilidade de sobrevivência de quem for atropelado.
Só em ruas com menos de 3000 carros por dia ou 300 carros por hora e com velocidades moderadas é que se deve apostar em ter a estrada partilhada.
Acima de 10000 carros por dia deve sempre haver ciclovias
Cidades feitas a pensar mais nas pessoas poderão reforçar mais a rede de ciclovias para ser mais fácil ter uma malha ciclável. Se forem feitas ciclovias em condições haverá mais ciclistas e os benefícios para a sociedade de um maior uso da bicicleta.
Dificuldades nas ciclovias
Existem ciclovias que não têm qualquer manutenção e foram feitas junto de árvores com raízes que levantaram completamente o piso.É normal haver ciclovias perto de praias cheias de areia e ciclovias em mau estado que incentivam a utilização das estradas.
Em zonas onde as ciclovias estão à mesma cota do passeio, onde os passeios são pequenos ou foram feitas onde antes havia passeio é habitual serem usadas por peões podendo ser mais fácil andar na estrada.
Existem ciclovias em zonas de acesso a paragens de autocarros onde o risco de chocar com um peão é elevado.
Ter o fim de uma ciclovia numa passadeira também leva a procurar outras opções.
Os acessos e saídas de ciclovias por vezes são estranhos levando a ter que fazer voltas mais compridas para se usar a ciclovia ou a apanhar 3 ou 4 semáforos em vez de 1.
Em avenidas largas se a ciclovia estiver feita de um dos lados e a pessoa pretender sair para o outro é normal que vá pela estrada.
Existem ainda ciclovias mal pensadas com muitas curvas ou curvas a 90º e pensadas só para uma utilização lúdica.
Muitas das ciclovias não têm características para alcançar velocidades mais altas pelo que quem anda de bicicleta a velocidades mais altas habitualmente usa a estrada.
Pode ver aqui algumas indicações sobre como fazer ciclovias de forma correta.
Para ver o que fizeram em oslo ver
How Oslo Achieved Zero Pedestrian and Bicycle Fatalities, and How Others Can Apply What Worked
Poluição com as ciclovias
As bicicletas não emitem gases pelo que contribuem para diminuir a poluição do ar e sonora.
Há vários estudos que apontam que ao fim de algum tempo o congestionamento não piora habitualmente em relação ao que existia antes.
Existem estudos que mesmo diminuindo a velocidade máxima para 30 km/h não se altera a poluição.
A maior parte da poluição deriva de arranques e paragens e em particular do desgaste dos pneus pelo que ao ter velocidades mais baixas esta vai ser mais constante.
Aqui apontam para uma diminuição de 22% da poluição
https://www.rifs-potsdam.de/en/news/pop-lanes-boost-bicycle-traffic-and-air-quality